domingo, 18 de janeiro de 2009

Quatro pessoas morreram atingidas por raios na Bahia em 2009

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de mortes por raios no Brasil, no ano passado, foi o maior da década: 75 mortes, contra 47 em 2007. Somente em 2008, mais de 60 milhões de raios atingiram o país. No início deste ano, quatro pessoas morreram na Bahia atingidas por raios. Todos os casos ocorreram na zona rural. Em um deles, no município de Candeal (a 178 km de Salvador), dois irmãos foram atingidos quando passeavam por um pasto durante um temporal.
Em Poções, a 444 km da capital, um jovem morreu quando a descarga elétrica atingiu em cheio a casa onde estava. Já em Prado, mais duas pessoas faleceram. Um jovem que nadava com amigos quando o raio caiu na praia e um mineiro de 49 anos que também foi atingido quando estava no mar. O especialista Alberto Brum Novaes, doutor em Física da Atmosfera pela Universidade de Londres e professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), ressalta que moradores da zona rural correm mais riscos, devido a ausência de pára-raios.
Apesar de classificar o raio como um dos fenômenos mais destrutivos da natureza, para Brum, a falta de informação e a imprudência causam a maior parte das mortes. “As pessoas não têm informação e, muitas vezes, buscam os lugares mais perigosos para se proteger, como foi o caso dos irmãos atingidos em Candeal”, comenta. A madeira viva é uma condutora de eletricidade. Em um campo aberto, as árvores se tornam o ponto mais alto na paisagem, sendo os piores abrigos durante uma tempestade. Segundo o professor, em uma chuva ou tempestade de raios, a melhor opção é buscar abrigo em cavernas, casas ou mesmo no carro.
Caso não haja nenhuma dessas opções, é preciso se ajoelhar, abraçar as pernas, juntar as mãos ao corpo, evitando que qualquer extremidade, mesmo a ponta dos dedos, se destaque do resto. Além de manter distância de árvores, animais, postes, rios e mares. Qualquer objeto que se destaque da paisagem pode atrair raios e precisa ser evitado.
Se já estiver em casa, deve-se retirar da tomada os eletrodomésticos e eletrônicos para evitar eventuais danos materiais. José Antônio Brito, engenheiro eletricista, gestor da unidade de estudos especiais da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), acha pouco provável uma residência ser atingida por um raio, principalmente em áreas urbanas, mas destaca que é comum redes elétricas serem atingidas por descargas, que geralmente causam as famosas quedas de energia. Como as descargas elétricas se concentram nas superfícies dos objetos, fechar portas e janelas pode evitar que o interior da casa seja atingido no caso de um raio. Apesar da Bahia não possuir um sistema preciso de monitoramento de raios, o metereologista do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) da Bahia, Ricardo Rodrigues, alerta para a alta incidência verificada entre novembro e janeiro.
Saiba como se proteger em dias de tempestade
– Nunca fique embaixo de árvores durante uma tempestade– Busque sempre abrigo em cavernas, casas ou mesmo em automóveis– Caso não haja abrigo, ajoelhe-se, abrace as pernas e junte as mãos ao corpo, evitando que qualquer extremidade, mesmo a ponta dos dedos, se destaque do resto– Mantenha distância de animais, postes, rios e mares. Qualquer objeto que se destaque da paisagem, ou que seja muito condutor, atrai raios e precisa ser evitado– Em casa retire da tomada eletrodomésticos e eletrônicos para evitar eventuais danos materiais. Objetos de metal e celulares conectados a tomada para recarga também não devem ser utilizados.


por:Tássia Correia, do A TARDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário